Bequimão e municípios da Baixada recebem Carreta da Saúde da Hanseníase

????????????????????????????????????

A população dos municípios de Presidente Sarney, Peri-Mirim, Bequimão e Alcântara será beneficiada esta semana com os atendimentos da Carreta da Saúde da Hanseníase, parceria dos governos do Estado e federal. Ela é composta por cinco consultórios e um laboratório para diagnóstico e faz distribuição gratuita de medicamentos. Por sua importância no diagnóstico precoce, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) solicitou ao Ministério da Saúde os serviços da Carreta, que passou a ter um programa de atuação nos municípios maranhenses.

Os serviços terão início nesta segunda-feira (4) – sempre das 8h às 16h, nas Praças das Igrejas principais dos municípios – e prosseguem até sexta-feira (8), oferecendo testes clínicos gratuitos voltados para a detecção da doença.

Em Bequimão, a carreta estará na próxima quarta-feira (6). Antes, os atendimentos serão feitos em P. Sarney (4), Peri-Mirim (5). A população de Alcântara será atendida nos dias 7 e 8.

Até o momento, foram visitados cinco municípios e feitos mais de 6.600 atendimentos, coma descoberta de 197 casos novos de hanseníase e 160 pacientes suspeitos para confirmação posterior.

Campanha

A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, cujo principal agente etiológico é o Mycobacterium leprae. Por meio do slogan “Hanseníase: quanto antes você descobrir, mais cedo vai se curar”, a ação reforça a importância do diagnóstico precoce da doença como forma de prevenir as incapacidades físicas decorrentes do diagnóstico tardio. Além disso, lembra que a hanseníase tem cura e o tratamento é ofertado gratuitamente no SUS.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s