Abertas inscrições para o programa ‘CNH Rural’

????????????????????????????????????

CNH Rural vai beneficiar pequenos produtores

Começou ontem segunda-feira, 2, a inscrição para o Programa CNH Rural, que irá beneficiar os trabalhadores da zona rural do Maranhão que até hoje não puderam tirar a carteira de habilitação categoria A (condução de motocicleta). O programa vai garantir o documento gratuitamente para os selecionados.

O CNH Rural é um programa do Governo do Estado, coordenado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), e vai oferecer, este ano, 2.100 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH), categoria A, para candidatos acima de 21 anos, que possuem, pelo menos, o ensino fundamental completo e residem na zona rural do Estado.

O programa vai facilitar o cotidiano da população rural, garantir a locomoção para o trabalho e para o desempenho das atividades agro-econômicas, de forma segura.

As 2 mil e cem vagas serão divididas entre os 14 territórios rurais integrantes do Programa de Desenvolvimento Sustentável dos Territórios Rurais do Ministério de Desenvolvimento Agrário. Os critérios para inscrição no programa já podem ser consultados no site do Detran-MA, na página do CNH Rural.

Inscrições

No site do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão, o candidato terá acesso aos critérios, procedimentos e o calendário geral do programa. As inscrições começam nesta segunda (2) e, seguem até às 23h59 do dia 17 de junho, por meio do preenchimento de formulário eletrônico, disponível no site do Detran, na página doCNH Rural: www.detran.ma.gov.br/cnhrural.

Ao preencher o formulário de inscrição, o candidato deverá informar seus dados pessoais, residenciais, cadastrar uma senha pessoal, um email para contato e assinar as informações de veracidade. Conforme o calendário, a lista dos selecionados por sorteio realizado pela Caixa Econômica Federal, por meio do sistema da Loteria Federal, será divulgada no site do Detran, no dia 24 de junho.

Na próxima fase os selecionados terão de 1º de julho a 31 de agosto, para comparecerem à sede do Detran, em São Luís, ou a um dos postos avançados, ou em uma das 15 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), munidos dos documentos exigidos no programa.

No Maranhão, de acordo com os dados do Departamento, existem 760 mil e 264 motocicletas registradas no sistema da instituição. No entanto, o mesmo registro aponta que apenas 393 mil e 391 condutores estão habilitados na categoria A. O que demonstra que pode existir um déficit de quase 50% no número de motociclistas não habilitados no estado, principalmente, nos municípios do interior.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s