Unidade de saúde fechada há mais de ano, denuncia vereador

Construída em dois mese e inaugurada em 2012...

Construída em apenas dois meses e inaugurada em 2012…

O vereador Elanderson (SDD) voltou a denunciar em seu blog o abandono da Unidade Básica de Saúde, no povoado Jacioca, município de Bequimão pela gestão do prefeito Zé Martins (PMDB).

“Falta de humanidade na saúde em Bequimão. (…) Gestão Zé Martins (PMDB) deixa a UBS do Jacioca um ano e dois meses sem funcionamento”, denuncia o vereador.

A UBS foi inaugurada dezembro de 2012 pelo ex-prefeito Antônio Diniz.

Elanderson compara o abandono da unidade pelo prefeito à também interminável obra do hospital do Programa Saúde é Vida, do governo Roseana Sarney, que está sendo construído no município, desde  2010.

... está há um ano e dois meses sem atendimento a pacientes

… está há um ano e dois meses sem atendimento a pacientes

“Ambos os “gestores” (prefeito e governadora) são especialistas em marcar várias datas  de inauguração e adiá-las”, afirma o vereador.

Em relação a UBS do Jacioca, segundo ele, a primeira data anunciada pela prefeitura para o pleno funcionamento da UBS foi no mês de agosto de 2013, depois outubro de 2013, posteriormente janeiro de 2014.

“A desculpa para o não funcionamento da UBS do Jacioca, pasmem, seria a confecção de um muro ao redor dessa unidade de saúde. Como se os tijolos fossem atender os pacientes enfermos”, lamenta Elanderson.

Simples reparos e muro estão sendo feitos há quatro meses. Sem conclusão

Simples reparos e muro estão sendo feitos há quatro meses. Sem conclusão

A construção do muro começou no final de outubro do ano passado, além de reparos, necessários porque a UBS do Jacioca ficou dez meses abandonada pela atual gestão, sendo inclusive alvo de vândalos e saqueadores.

O vereador afirma ainda que a “obra de reparos” foi iniciada na UBS do Jacioca ainda não foi terminada. A UBS foi construída em menos de dois meses pelo gestor anterior e os reparos não foram concluídos em quatro meses.

Com isso, a população continua tendo que se deslocar até a sede do município para fazer um simples curativo, medir a pressão arterial, fazer uma consulta, etc.

“Já faz alguns meses que a equipe do Programa Saúde da Família não visita o Povoado Jacioca por ‘falta de local’ para a equipe se instalar e executar os trabalhos”, disse Elanderson.

Leia mais

Abandonada pela prefeitura, UBS do Jacioca é alvo de vandalismo

Nota da prefeitura confirma abandono da UBS Jacioca

Anúncios

Uma resposta em “Unidade de saúde fechada há mais de ano, denuncia vereador

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s