Carência de banheiros e convênios fantasmas

Menos de 20% da população do estado não possui banheiro em casa e secretaria destinada a melhorar os indicadores sociais no Maranhão é suspeita de promover desvio de recursos públicos

Do Maranhão da gente

As estatísticas apresentadas pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), divulgada na semana passada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), apontam apenas 17,56% da população no Maranhão usufruindo de um item fundamental na questão do saneamento: ter banheiro em casa.

Tão preocupante quanto estes dados que novamente colocam o Maranhão em posição vexatória quando o assunto são indicadores sociais, é a denuncia de que o dinheiro destinado pelos cofres do Estado para ajudar a mudar esta situação, pode ter escorrido pelo ralo da corrupção.

Três meses antes do IBGE divulgar os dados do PNAD 2012, a bancada de oposição na Assembleia Legislativa denunciou a suspeitas de um convênio fantasma, entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Agricultar Familiar (SEDES) e a Associação Beneficente Senhora Santana, que recebeu dos cofres do Estado o repasse R$ 271.922,55 para a construção de um kit sanitário em dois povoados da cidade de Humberto de Campos, mas os banheiros não existem.

A base governista rechaçou a acusação, mas um vídeo publicado pelo Blog Marrapá,mostra o depoimento do morador de um destes povoados que afirma que o único banheiro existente no local é feito de palha.

A publicação de ontem (30) do site G1 Maranhão, sobre os dados do PNAD relacionados a carência de banheiros para a maioria da população maranhense, alerta para a gravidade desta situação que traz riscos de várias doenças. Matéria publicada aqui no site Maranhão da Gente mostra que em Humberto de Campos, por exemplo, 48,74% da população da cidade de 26 mil habitantes, não tem acesso a saneamento básico.

Veja o vídeo, divulgado pelo Blog Marrapá, onde o morador de Curralinho revela que até agora o único banheiro que existe no local é feito de palha.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s