Câmara aprova requerimento que pede funcionamento da Unidade Básica de Saúde do povoado Jacioca

UBS Jacioca

UBS do Jacioca: nova e abandonada

A Câmara de Vereadores de Bequimão aprovou no último dia 27 Requerimento n° 05/2013, de autoria do vereador Elanderson (MD), que solicita ao prefeito Zé Martins (PMDB) providências para colocar em pleno funcionamento a Unidade Básica de Saúde do Povoado Jacioca. A unidade de saúde foi construída e inaugurada no final do ano passado.

Recepção-Corredor 1

Corredor e recepção da UBS

Ao justificar o requerimento Elanderson disse que as Unidades Básicas de Saúde são a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde e têm por objetivo descentralizar o atendimento, aproximando os serviços de saúde da população, desafogando os hospitais, visto que essas unidades podem atender até 80% dos problemas de saúde da população.

O vereador afirmou que o povoado Jacioca possui UBS em condições de funcionamento, mas que até a presente data está abandonada pela prefeitura, o que vem obrigando os cidadãos dessa localidade e dos povoados adjacentes, com problemas de saúde de simples resolução, se deslocarem por quilômetros até a sede do município para buscarem atendimento na Unidade Mista Municipal.

Segundo Elanderson, a situação está prejudicando também o trabalho realizado pela equipe do Programa Saúde da Família (PSF), que deveria estar abrigada por essa UBS, no entanto, encontra-se realizando as consultas médicas numa casa residencial sem a estrutura adequada e, principalmente, sem a privacidade necessária aos pacientes.

Quarto 1

Consultórios da UBS ainda não receberam pacientes para atendimento

Ele ressaltou também que o Ministério da Saúde já repassou aos cofres da prefeitura, somente nos meses de janeiro a março de 2013, a quantia de R$ 496.715,18 para investir em ações que melhorem a área da saúde de Bequimão e que a Lei Orgânica do Município em vários dispositivos é taxativa em afirmar que é competência do município cuidar da saúde, como por exemplo, no art. 65 que estabelece que 15% da receita tributária municipal será aplicada na área da saúde. Clique aqui e leia mais.

Com informações do Blog do Elanderson

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s