Governo atual vai deixar herança maldita…

Por José Reinaldo Tavares

O ex-presidente Lula dizia ter recebido uma herança maldita de Fernando Henrique Cardoso. O que ele diria se recebesse o governo de Roseana Sarney, aqui no Maranhão, depois de 12 anos de governo dela?

Nem avalio, mas certamente seria impublicável.

O que diria se recebesse o estado sem ensino médio em 159 municípios?

O que diria se recebesse o estado com a maioria de seus municípios, inclusive a capital, sem abastecimento de água? Sobretudo considerando que São Luís já teve um dos melhores serviços de abastecimento de água entre todas as capitais do país?

O que diria se soubesse que todas as praias da capital estão poluídas porque não existe sistema de tratamento de esgoto funcionando e nem as duas estações de tratamento existentes funcionam mais?

O que diria se a antes, penúltima capital menos violenta do Brasil, conforme estatísticas da década de 2000, se transformasse na quinta mais violenta capital do país dez anos depois e hoje caminha para ficar entre as primeiríssimas, tal o avanço galopante do numero de crimes violentos e com mortes, que chegaram a quase 750 em 2012, muito mais que o recorde de 2011?

O que diria se soubesse que agora os jornalistas e repórteres não podem mais ter acesso aos livros de registro de mortes do IML e, que, agora só terão acesso a informações do próprio governo por intermédio de dados que serão disponibilidades na internet?

Será que estão pretendendo apresentar estatísticas mais convenientes ao governo, diminuindo artificialmente os números e fazendo crer que a violência diminuiu?

O que diria se soubesse que o contingente da Polícia Militar é menor a cada mês, pois cerca de 38 policiais militares se aposentam no período e o governo não contrata novos policiais para recuperar a força policial? Que hoje o Maranhão já está muito aquém do número de policiais por habitantes recomendados e que isso ajuda a explicar o grande número de crimes de todos os tipos que acontecem diariamente, apavorando a população?

O que diria do fato dos hospitais do estado fechado sem São Luís, como o Pan Diamante, e do desperdício de tantos elefantes brancos construídos sem nenhum critério em pequenos municípios, alguns até com helipontos, como mostrou o Profissão Repórter da Rede Globo, e grande parte deles às moscas pela política destrambelhada adotada pelo governo e notabilizada pela ausência de racionalidade e finalidade?

O que diria da tragédia do sistema público de educação do estado, que não consegue cumprir metas estipuladas como mínimas para serem alcançadas ano a ano e que a pior escola do país é do estado? E nenhuma entre as 300 melhores?

O que diria dos 72 por cento de analfabetos funcionais, índice que não permite ao estado quebrar as amarras da pobreza crônica?

O que diria do estado se notabilizar pelo fato da taxa de escolaridade de cerca de 6,3 anos que detém ser a menor do país?

O que diria do fato de sermos o estado com a maior taxa de analfabetismo do país, título nefasto que o Maranhão oligárquico ostenta?

O que diria se soubesse que o Maranhão, mesmo com toda a potencialidade e exuberância do estado, tem a menor renda per capita do país, que é de R$ 6.888,60, equivalente a 36 por cento da renda per capita nacional e 72 por cento da nordestina? E que esse valor é equivalente a apenas 1,1 salário mínimo?

O que diria se soubesse que somente 23 municípios do estado, onde vivem 1.710.256 habitantes, têm renda maior que a média estadual, entre eles a capital, e que 194 municípios com 4.859.397 habitantes têm renda per capita abaixo da média estadual? E que o valor da renda per capita dessa população é de apenas R$ 4.137,97, equivalente a 68 por cento do salário mínimo e 60 por cento da renda média do estado?

E o que diria se soubesse que 121 dos 194 municípios que estão abaixo da média estadual, a renda per capita é ainda menor, não chegando a 3 mil reais?

E para concluir, o que diria se soubesse que 3 milhões de pessoas, número equivalente a 44,8 por cento da população do estado, estão classificadas como socialmente excluídas?

Eu não sei o que Lula diria, mas sei que Roseana Sarney, a governadora do estado, não diz nada e nem faz nada contra a calamidade que sua administração está legando ao estado.

E você, o que diria?

Anúncios

Uma resposta em “Governo atual vai deixar herança maldita…

  1. INDEPENDENCIA OU ATRASO…………Alerta Povo!!!!
    Ele diria que o povo do Maranhão tem de criar vergonha na cara. Vergonha na CARA e não votar mais nessa gente.
    Poxa é difícil ser civilizado vendo tanta gente (eleitor) de boa indole sendo enganados todos os dias pela fábrica de truques na mídia dos Sarneys. No interior chega na forma de rádio peão. Fazem pose de bons moços, mas distante da mídia Zombam do povo. Alerta Povo o Maranhão precisa do seu voto de INDEPENDENCIA.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s