Criação de cabras e ovelhas é tema de exposição no Maranhão

Interesse pelo melhoramento genético do rebanho está cada vez maior. Atividade está em expansão no município de Bequimão.

Do Globo Rural

A Expocapril reúne pequenos criadores de cabras e ovelhas do norte do Maranhão, que aos poucos estão descobrindo no melhoramento genético dos animais um modo de aumentar a renda em uma das regiões mais pobres do Brasil.

Valdenor de Almeida começou a investir no rebanho há quatro anos, depois de comprar um reprodutor da raça anglo nubiana. Agora, ele está em busca de negócios na feira que se realiza pelo quinto ano no município de Bequimão.

Com ajuda de consultores do Sebrae, os criadores estão aprendendo novas formas de manejo, voltadas principalmente para o aumento do rebanho que hoje é de apenas três animais por hectare.

O maior desafio dos criadores é diminuir a taxa de mortalidade do rebanho. Metade dos animais das raças nativas morre antes de completar um ano.

Edney Lourenço é dono de 60 cabras e 12 ovelhas e comemora os bons resultados da criação. “Um animal desse, ainda filhote com três ou quatro meses, está valendo R$ 500, valor considerado muito bom”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s