Lideranças de Bequimão reinvindicam estradas, segurança e ponte em audiência pública

Frente Parlamentar em Defesa da Baixada durante audiência pública em Pinheiro

As lideranças políticas de Bequimão reivindicaram a retomada de obras paralisadas, estradas e investimentos na segurança e agricultura do município durante a audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Baixada Maranhense, realizada na última sexta-feira, 8, na cidade de Pinheiro.

O presidente do PPS, Robson Paz, defendeu a construção da BR 308 – trecho de 35 Km que liga os municípios de Central do Maranhão a Bequimão. Além de reduzir em cerca de 90 Km a distância para o porto do Cujupe, a obra vai estimular o turismo na região e inserir a cidade de Bequimão numa importante rota de desenvolvimento.

O dirigente do PPS sugeriu que a frente atue junto à bancada federal maranhense visando agilizar a liberação de recursos pelo Ministério dos Transportes para a construção da rodovia e ressaltou que o momento é favorável devido ao estado contar com o ministro Pedro Novais (Turismo), o presidente de Embratur, Flávio Dino, e o presidente do Senado, José Sarney.

Outra reinvindicação de Robson Paz foi a assistência do governo do Estado aos prefeitos da região para viabilizarem projetos para construção de aterros sanitários visando acabar com os lixões, que póe em risco a saúde da população e o meio ambiente. Afirmou que a Secretaria Estadual de Meio Ambiente deve orientar os gestores para atuarem em parceria na busca por recursos para executar os projetos junto ao governo federal.

SEGURANÇA

O vice-prefeito, César Cantanhede (PTC), criticou a retirada da viatura de polícia do município pela Secretaria de Segurança do Estado e pediu apoio dos deputados para reverter esse quadro. Também informou que as obras da delegacia estão paralisadas, há meses, e lamentou que os presos de Bequimão sejam transferidos para outros municípios.

César reivindicou ainda a recuperação da MA 106, principalmente o trecho nas proximidades do Barroso, onde a estrada corre o risco de cortar dada a dimensão do buraco existente. Ele afirmou que a Secretaria de Infraestrtutura já foi oficiada pela prefeitura.

OBRAS INACABADAS

O vereador Fredson (PDT) reclamou das obras paralisadas no município e citou a ponte do Balandro, a Delegacia e prédio da PM, do governo do Estado, e a agência do INSS, do governo federal. Ele afirmou que a paralisação da obra da ponte deixa cerca de 11 povoados direta e nove indiretamente isolados. “São quase 10 mil pessoas prejudicadas”, disse. A recuperação da pote teve início às vésperas da eleição de 2010. O atraso na construção da agência do INSS chega a há quase um ano e a delegacia, há quase dois anos.

AGRICULTURA

O ex-prefeito e presidente do PCdoB, Bernal, sugeriu à frente que seja feita uma subcomissão municipal para apresentar a pauta de reivindicações e acompanhar as atividades dos deputados. Defendeu a agricultura familiar e pediu mais investimento e apoio técnico do governo estadual pra o município.

O deputado Neto Evangelista (PSDB) disse ser inadmissível que parte da população de Bequimão esteja isolada devido à não conclusão da obra de recuperação da ponte do Balandro. Parabenizou o vereador Fredson pediu ao relator da frente , deputado Raimundo Cutrim (DEM), que faça constar no relatório como prioridade que o governo do Estado retome a obra da ponte do Balandro.

O ex-candidato a prefeito Zé Martins, o ex-prefeito e presidente da Câmara de Bequimão Tonho Martins e João Martins também participaram da audiência pública, além de Totó (PTC) e Nhô da Colônia de Pescadores, mas não se pronunciaram.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s